segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dica Número 15

Não existe cultura inútil.


Uma coisa que eu conto sempre em minhas aulas com uma nova turma é o hábito que sempre tive de ler qualquer texto escrito que vejo. Não consigo evitar, mesmo quando estou com pressa tenho que parar um segundo pra ler o que quer que eu veja. É quase um TOC, mas é positivo porque sempre aprendo algo novo.
Quando comecei essa aventura de aprender Inglês eu logo percebi que poderia praticar a leitura nessa língua onde quer que estivesse, pois aqui mesmo no Brasil eu sempre encontrei textos escritos em Inglês nos rótulos de muitos produtos que uso no meu dia-a-dia, por exemplo. Com esse hábito simples eu fui aumentando todos os dias o meu 'English vocabulary' e, 'believe it or not', fui aprendendo naturalmente a mecânica da 'English Grammar' sem exercícios chatos e repetitivos graças a minha curiosidade e ao meu interesse em aprender. É claro que depois de um tempo eu comecei a me fazer perguntas mais complexas e aí parti para consultas em livros e web sites ou conversando com falantes de Inglês, nativos ou não, e professores de Inglês, mas inicialmente apenas segui a minha intuição. Foi ali também que comecei a levar sempre comigo um dicionário, é um hábito que tenho até hoje e como estou aprendendo também espanhol e francês hoje eu conto com a tecnologia e posso ter tudo isso no meu celular. Costumo consultar imediatamente qualquer palavra nova que encontro já que não quero correr o risco de esquecer de fazer isso e ficar sem ela na hora que precisar. Também acho importante checar imediatamente porque acredito que assim consigo fixar na mente com mais eficácia já que a curiosidade gerada naquele momento é um combustível realmente poderoso para isso. É claro que é preciso usar a nova palavra dali pra frente muitas vezes até que ela se torne parte do meu vocabulário e eu possa lembrar dela sempre que preciso de maneira instantânea. Estou fazendo este relato para lembrar mais uma vez a proposta deste blog, aprender sempre, em qualquer lugar a qualquer hora.  É fundamental manter a mente sempre aberta a aprender e nunca subestimar a capacidade de nada nem de ninguém de nos passar valiosas lições!
Recentemente li um relato em um blog de um colega que também dá dicas para aprender Inglês e muito me identifiquei com ele. Vale a pena conferir. 
Então 'folks' mantenham-se sempre alertas e aproveitem toda e qualquer oportunidade de melhorar o seu Inglês e aumentar o seu conhecimento geral.

Keep learning!
Marisol Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário